segunda-feira, 15 de junho de 2020

Entrevista com o escritor E.C. Cassarino




Como surgiu a ideia de escrever "Berilo - Conto de Fadas" ?
Sempre tive essa ideia e depois de assistir e pesquisar muito sobre contos de fadas desde os clássicos até os menos conhecidos me veio a inspiração de criar um conto com versão voltada ao público  LGBT. 
Foi trabalhoso, pois queria escrever algo com Brasilidade, mas como os contos não faz referência á uma cultura específica segui o exemplo dos contos já existentes, ambientando a estória na idade média em um reino fictício.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta?
4 meses desde o momento da ideia até a publicação.

O que o leitor pode esperar de "Berilo - Conto de Fadas" ?
Berilo é um conto de fantasia.
Puro e encantador típico dos contos de fadas e com lições de moral para estimular a imaginação e reflexão de valores importantes para a humanidade.
O intuito do conto foi criar algo para que a diversidade de gênero pudesse ser explicada  desde cedo com naturalidade. Visto que assuntos como esse, ainda são tabus e devem ser tratados desde a fase educativa para um futuro mais tolerante entre as pessoas.

Por falar em assuntos tabus, você pretende apenas escrever obras voltadas para o público LGBT?
Bom, quando eu escrevi meu primeiro conto, escrevi a estória sobre um príncipe e uma sereia. E como eu disse anteriormente, eu havia feito muitas pesquisas e para mim a literatura tem muitas estórias "principe, princesa, sereia". Então eu pensei, porque não contar a estória de um tritão, afinal é o masculino de sereia e muita gente nem sabe. Porque não direcionar ao público LGBT e contar a estória entre dois seres iguais, do mesmo sexo. Eu não quis provocar, escandalizar, pois já existem alguns contos de fadas LGBT. 
O que eu penso é que a literatura LGBT precisa de crescimento, visibilidade e obras com qualidade literária. 
Eu sou um escritor livre. Existe esse direcionamento a determinados públicos, mas todos podem ler.
Estamos no século XXI e vamos adiante sem preconceitos, sem racismo, sem discriminação.
Vamos nessa busca por um mundo cada vez melhor para todos


Qual é o seu autor ou autora preferido?

Não tenho um autor(a) predileto, pois além de serem vários, sou um leitor eclético. 
Irei citar alguns como Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Ganymedes José, Macos Rey, Opal Wheeler, Charlotte Brontë, Jane Austen, Shakespeare, etc.
Bom, mas vou citar alguns atuais e desconhecidos, pois penso que devemos dar visibilidade aos novos e até mesmos aos autores independentes. Eu particularmente gosto muito de literatura jovem adulto, então posso citar: Abbi Glines, Cristal Pierre, Nicolle Elliot, Nikki Winter, Jennifer Lowery, Jeffrey A. Miles, Vinícius Grossos, Rodrigo Fonseca, Babi Dewet, Paula Pimenta, entre outros 

Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever?
De certa forma sim, mas minha maior inspiração vem de músicas e pensamentos que surgem nos momentos  em que estou só, principalmente à noite, de madrugada. Quando vejo alguma paisagem.

Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?
Sou licenciado em Letras Português e Inglês, mas atuo na área Administrativa.

Deixe uma mensagem para nossos leitores.
Sintam-se convidados à conhecer meus livros, que estão disponíveis no site Clube de Autores. 
Ficarei imensamente feliz em compartilhar com todos os leitores.

Jogo Rápido

Nome: Ednaldo César Cassarino
Naturalidade: Mineiro
Signo: Peixes
Cor: Azul
Elemento: Água
Lugar: Praia
Estação: Verão
Comida: Brasileira
Cantor (a): Mariah Carey
Banda: São tantas, não me lembro de uma favorita agora
Música: Eletrônica
Filme: Hoje eu quero voltar sozinho
Série: Vikings
Sonho: Conhecer mais lugares do mundo
Objetivo: Me projetar mais como escritor 

Fim!!! 📚📙📘🖊🖋📎🖇👓💙❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs